EMBAIXADA DE ANGOLA NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
NOTA DE IMPRENSA
Embaixada de Angola na RDC reforça laços diplomáticos na recepção dos 50 anos de Independência
A Embaixada da República de Angola na República Democrática do Congo (RDC) realizou uma recepção para o corpo diplomático e a comunidade local, num ambiente de alta importância no dia 11 de Novembro, por ocasião do 50º aniversário da Independência Nacional. O evento, que decorreu na residência oficial do Embaixador Miguel da Costa, na Avenue Cocotier, Quartier Royal, em Kinshasa, sublinhou a importância das relações fraternas e de cooperação entre os dois países.
No seu discurso, o Embaixador Miguel da Costa reafirmou que, para além de símbolos e figuras, celebrar o quinquagésimo aniversário da Independência é uma experiencia notável.
De acordo com o diplomata angolano, esta celebração nos oferece a chance de prestar um tributo inabalável e expressar a nossa reverência a todos os homens e mulheres de Angola que, com o seu sacrifício, nos deram a Independência, a liberdade, a nossa identidade cultural e a dignidade.
Numa análise retrospetiva, Miguel da Costa sublinhou a importância de valorizar os progressos alcançados desde a independência. Destacou, em particular, a conquista da paz, a estabilidade política e social, o fortalecimento progressivo do Estado de direito e os avanços significativos, tanto em quantidade quanto em qualidade, no desenvolvimento económico e social do país.
Papel do Congo
O Embaixador Miguel da Costa destacou o papel histórico e a solidariedade inquestionável do Congo no apoio à Independência de Angola e ao seu processo de paz. “As suas escolas e universidades formaram gerações inteiras de líderes que conduziram o nosso país à independência”, acrecentou.
O diplomata lembrou que a generosidade congolesa foi evidente nas negociações que levaram aos Acordos de Gbadolite, um passo crucial para os subsequentes Acordos de Bicesse, em Portugal, que resultaram nas primeiras eleições multipartidárias angolanas.
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA EMBAIXADA DE ANGOLA NA RDC, KINSHASA, 12 DE NOVEMBRO DE 2025.